02 março 2007

montanha

http://www.tsf.pt/online/radio/index.asp?id_artigo=TSF178227&pagina=Interior

há anos que oiço este senhor.hoje,já estava quase pronta para pôr o pé na rua, já tinha até tomado o chá quente ainda descalça no granito frio da varanda, quando ele começou a falar de um menino que se fez passar por menos menino, para ter idade bastante para subir àquela montanha (como o fiz eu, para entrar no cinema, tantas vezes, quando tive pressa em ver outras coisas, que as da nossa idade já me entediavam).

muitas vezes me fui sentar em frente ao mar ou subi à montanha, umas vezes cedo, outras tarde demais.il faut regarder le chemin, recordo a tradução que fiz quando contei a uma senhora francesa, com ar de menina, o que me dissera uma pastora em pitões das júnias, saída do meio da urze. sobe à montanha quem não tem o mar perto ou quem o quer sonhar, quem quer perder o medo, quem precisa de se sentir pequenino outra vez, ao tomar consciência da vastidão do mundo. ou quem quer medir a distância da sua viagem : irei desta montanha até à última que alcanço daqui.

há quanto tempo não subo sequer para cima de uma cadeira?, como naquele filme que nos rasgou a juventude a meio e nos pergunta,ainda hoje, quando poderemos dizer que our fearful trip is done.

é certo que é sempre menor o fôlego ao subir a ladeira, à medida que idade vai pesando.mas, se numa idade, se sobe o monte para se saber onde ser quer ir, noutra, se vai lá para se ter noção da vastidão do mundo por onde se andou. se subisses ao monte de que te falo comigo, parando em cada pedra, recuperando, devagar, o fôlego que a ambos nos falte, sei que te comoverias, lá em cima,tanto como eu. e se decidissemos não descer da montanha no fim do dia, saberíamos, por diferentes razões, que íamos deste lado de papo cheio.

e tu,vens daí?

hoje não acabo o dia sem subir a uma cadeira.talvez daí já se veja a patagónia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Whenever anyone asked
why I left 2046...

...I gave them some vague answer

Before...

...when people had secrets
they didn't want to share

...they'd climb a mountain

They'd find a tree
and carve a hole in it

And whisper the secret into the hole

Then cover it over with mud

That way. nobody else would
ever discover it

I once fell in love with someone
After a while she wasn't there
I went too
I thought she might be waiting
for me there
But I couldn't find her
I can't stop wondering if
she loved me or not
But I never found out
Maybe her answer was
like a secret...
that no one else would ever know

2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home